terça-feira, julho 11, 2006

Madrugada de terror no canil de Taboeira


Rastos da destruição deixada por quem anteontem entrou no abrigo da AFECTU

Cães agredidos e torturados e prejuízos materiais na ordem dos 12 mil euros constituem o balanço de uma noite de pesadelo para os 45 animais que ocupam o espaço-abrigo da Associação dos Felinos e Caninos Todos Unidos (AFECTU).
Na madrugada de anteontem, bandidos partiram parte do muro do canil, situado em Taboeira, e roubaram tudo o que podiam.
Não satisfeitos, agrediram brutalmente alguns animais, deixando um cão às portas da morte, devido a um furo na boca, para além de fracturas nas patas. Um segundo ficou quase esganado após ter sido preso a um pinheiro situado a cerca de 200 metros do espaço-abrigo.
Ana Lucília, presidente da AFECTU, não consegue parar de chorar. O trabalho de vários meses, conseguido graças aos euros dos directores e à boa vontade de alguns amigos e da Câmara de Aveiro, foi destruído em poucas horas. Novamente numa madrugada de segunda-feira, "o único dia da semana em que os camiões do lixo não passam a caminho do aterro", lembra Ana Lucília.
Num espaço de meio ano esta foi a segunda vez que a Afectu foi roubada. Em meados de Janeiro, os ladrões levaram material avaliado em 7000 euros, mas não bateram nos cães. Desta vez, para além de levarem tudo o que tinha valor, até lâmpadas, maltrataram os caninos. "Certamente por eles estarem a ladrar, algo que poderia denunciá-los", acredita Ana Lucília, presidente da AFECTU.
Os ladrões levaram 35 sacos de ração, uma bicicleta nova, dezenas de ferramentas, armários e uma cabine, provavelmente desmontada no local, depois dos vidros terem sido partidos.A presidente da Associação dos Felinos e Caninos Todos Unidos desconfia de algumas pessoas, uma informação ontem transmitida aos elementos da GNR de Aveiro que estiveram no espaço-abrigo.A AFECTU foi criada em 1999. O abrigo para os animais tem sido parte do projecto de vida de Ana Lucília e funciona como um segundo canil municipal. A associação vive da quotização dos 500 sócios, apesar de só metade pagarem. É com esse dinheiro que a Direcção paga os 700 euros da factura mensal relativa a alimentação e higiene dos animais e manutenção da casa que ontem foi um pouco abaixo.

Autor
João Paulo Costa
in Jornal de Notícias, 11/07/06

Estou sem palavras perante tamanha crueladade e selvajaria :(
Vamos ajudá-los a superar mais este rombo? Já é a segunda vez este ano, mas na primeira tinham apenas roubado, desta vez agrediram :/
Deixo-vos o contacto telefónico da presidente da AFECTU(D. Lucília 96 862 52 07), bem como o NIB: 0019 0011 0020 0045 164 03 da Associação, se puderem contribuir.
A página deles está em http://afectu.bedigital.tv/

4 comentários:

sa morais disse...

Que covardes! Que pessoas nojentas!
Sei que o estereotipo dos amigos dos animais é sermos pessoas pacificas e calmas. Mas eu escapo a essa definição... Os tipos que fizeram isso mereciam serem moídos com pancada até ficarem incapazes de mexerem um só osso para aprenderem a não fazer o mal e gostava de ser eu a castigar esses filhos da p....!Estas coisas deixam-me furioso! Que covardia! Tipos que fazem mal a crianças e animais dão-me a volta ao estômago! Só me apetecia...

Eu nem vou dizer mais nada...

vou copiar o post, ok?

Fica bem, amiga Selenis!

Sininho disse...

Eu vou copiar este post e e vou colocar no meu blog, desculpa é a primeira vez k aki venho e fico chocada com tudo isto.

Miau Fru Fru disse...

Alô Selenis. Fiz tab um copy do teu post e pus no meu blog.
Beijinhos

Miau Fru Fru

sa morais disse...

Não tenho tido muito tempo e acho que vou usar um dos livros que já tinha à venda no Avatar e pô-lo à venda para a AFECTU. Quanto a um sitío onde pô-lo, não sei... Fica a teu critério. A Paula ( sininho ) deu a ideia de o colocar no fórum da Sofia. Bem, em quantos mais sitios estiver melhor.

Depois diz qualquer coisa.

Fica bem!