terça-feira, julho 17, 2007

Um projecto muito interessante

Numa altura em que os animais errantes são cada vez mais, e muitos demasiado habituados à rua e de menos a humanos e paredes, o controlo de natalidade torna-se mais e mais importante.

Não só impedem que nasçam dezenas de ninhadas, condenadas à partida a um triste e precoce fim, ou a uma vida de fome e luta feroz pela sobrevivência, como eliminando as lutas pelas fêmeas em cio e o acasalamento se evita a transmissão de várias doenças graves para eles.

Relembro que um casal de gatos apenas pode gerar em apenas 10 anos para cima de 80 000 000 (milhões, sim leram bem) de descendentes. Destes, muitos sofrem mortes terríveis, atropelados, com fome, doentes, devido a diversos predadores e às mãos da maldade humana. Os que sobrevivem enfrentam a árdua tarefa de encontrar comida, conseguir superar um dia para viver o seguinte, e a ânsia de continuar a espécie...

Por tudo isto cada vez mais se encontram projectos de esterilização dos elementos de colónias de rua, os chamados TNR (trap - neuter - return, ou seja, apanhar - esterilizar/castrar - devolver).
O que para alguns ainda parece ser uma crueldade (tantas vezes já ouvi e li o típico "coitadinhos, estão a mutilá-los", "deixá-los indefesos", etc etc), é na realidade o que as instituições como os canis municipais (vergonhosos, na maioria) deveriam fazer para controlar o problema, e não capturá-los e matá-los/deixá-los morrer indiscriminadamente! No entanto, mais uma vez, estas tarefas morosas e dispendiosas ficam a cargo de quem arragaça as mangas e se faz ao trabalho.

E um desses casos é o descrito no Blog Tantos Gatos... , em que podem conhecer passo a passo o trabalho que está a ser realizado nesta colónia :) e que vos convido a conhecer. Parabéns e obrigada, Lu e Claudia

4 comentários:

Hindy disse...

Trabalho fantástico!

Beijinho hindyado

Susie disse...

Mais um bom projecto ;)

luísa disse...

Obrigada, nós!

É pouco, são 'tantos-gatos', mas vai-se fazendo, 'um gato de cada vez'.

Lu

claudia disse...

Obrigada, Rute!