segunda-feira, julho 09, 2007

De Maravilha em Maravilha

Foram ontem conhecidas as 7 Maravilhas do Mundo Moderno, bem como as 7 Maravilhas de Portugal
Todos viram? Fui seguindo a Cerimónia pelo meio das páginas do livro que estava a ler :)
As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica. Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje quase intactas são as Pirâmides de Gizé, construídas há cinco mil anos. É interessante que na Grécia se encontrava apenas a estátua de Zeus em Olímpia, construída em ouro e marfim com 12 metros de altura. A idéia que se tem dela vem das moedas de Elis onde foi cunhada a figura da estátua de Zeus.

Pirâmides de Gizé
Jardins Suspensos da Babilônia
Estátua de Zeus em Olímpia
Templo de Ártemis em Éfeso
Mausoléu de Halicarnasso
Colosso de Rodes
Farol de Alexandria
Origem da lista
A origem da lista é duvidosa, normalmente atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que escreveu sobre as estruturas em um poema. Outro documento que contem tal lista é o livro De septem orbis miraculis, do engenheiro grego Philon de Bizâncio. A lista também é conhecida como Ta hepta Thaemata ("as sete coisas dignas de serem vistas"). Os gregos foram os primeiros povos a relacionar as sete maravilhas do mundo entre os anos 150 e 120 a.C.. Extraordinários monumentos e esculturas erguidos pela mão do homem, construídos na antigüidade fascinam por sua majestade, riqueza de detalhes e magnitude até hoje. Podemos imaginar o aspecto que outros monumentos e esculturas tinham a partir de descrições e reproduções estilizadas em moedas.
Passando então às 7 Maravilhas do Mundo Moderno, votadas por uma avalanche de pessoas:
As Novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas em concurso informal e popular internacional promovido pela NewOpenWorld Foundation, com o lançamento da campanha New7wonders, que contou com mais de cem milhões de votos através de telefones celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo e anunciados em 7 de julho de 2007, numa cerimônia em Lisboa, Portugal [1] e [2]. O concurso não contou com o apoio da UNESCO, órgão da Organização das Nações Unidas[3].

Muralha da China, representativa de Perseverança e Persistência, na China
Petra, representativa de Engenharia e Protecção, na Jordânia
Cristo Redentor, representativo de Boas-vindas e Abertura, no Rio de Janeiro, Brasil
Machu Picchu, representativo de Comunidade e Dedicação, em Cuzco, Peru
Chichen Itza, representativa de Adoração e Conhecimento, no Yucatán, México
Coliseu, representativo de Alegria e Sofrimento, em Roma, Itália
Taj Mahal, representativo de Amor e Paixão em Agra, India
Curiosamente, as pirâmides de Gizé, a única Maravilha restante do Mundo Antigo, não ficou nesta lista. Votei em algumas delas, mas outras foram uma surpresa completa :)

Relativamente às 7 Maravilhas de Portugal:

A escolha das Sete Maravilhas de Portugal foi uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura de Portugal e organizada pelo consórcio composto por Y&R Brands S.A. e Realizar S.A. que visou eleger os sete monumentos mais relevantes do património português.
A escolha foi baseada em 793 monumentos nacionais classificados pelo IPPAR, à qual foi feita uma primeira selecção, realizada por peritos e da qual resultou uma lista de setenta e sete monumentos. Seguidamente foi feita uma nova escolha, realizada por um Conselho de Notáveis composto por personalidades de diversos quadrantes de onde saíram os vinte e um monumentos finalistas.
A partir de 7 de Dezembro de 2006 e durante sete meses, foi disponibilizada, via internet, telefone e sms, entre outros meios, a votação que viria a eleger os sete monumentos preferidos dos portugueses.
No dia 7 de Julho de 2007 foi feita a divulgação da Declaração Universal das novas sete maravilhas do mundo, tendo como palco o estádio do Sport Lisboa e Benfica em Lisboa onde foram apresentadas também as Sete Maravilhas de Portugal.
Esta lista é bastante aproximada à que eu fiz ao votar :) Fiquei especialmente feliz pela Pena e Óbidos, já que são dois locais que para mim sempre foram mágicos.
E quanto a vocês, votaram? Viram? Estão de acordo com os resultados?

3 comentários:

Dona Ju disse...

No dia anterior ás 7 Maravilhas decidi participar do concurso da TVi e ganhei um bilhete duplo pra lá ir =) Foi uma alegria mesmo principalmente pela Jlo ;)

Fiquei surpreendida com algumas das eleições, mas claro que estava á espera do Castelo de Guimarães, o meu namorado é de lá e fizemos uma festa quando foi nomeado. Quanto ás do mundo fiquei surpreendida com o Cristo Redentor, nao estava á espera mesmo, mas de resto foram aquelas que esperava.

Foi um espetaculo lindissimo mesmo, esteve tudo muito bonito, mas teve um erro grande, visto que a maioria dos portugueses nao sabem ingles deveriam ter o cuidado de ter um tradutor quando foi a eleição das 7 maravilhas do mundo. Este foi um erro grande porque reparei que muita gente espera que se fizesse um silencio para bater palmas, mesmo sem saber o que ele dizia...

De resto... lindo!

Beijoca

Hindy disse...

Por acaso não votei...

Beijinho hindyado

Selenis disse...

Xuaninhah, que sorte! :)

Em casa, como havia comentadores, não nos apercebíamos tanto, mas é de facto uma falha grave :( Reparei nos silêncios, agora que falas nisso.