domingo, julho 12, 2009

World Press Photo 2009


Museu da Electricidade/Central Tejo
20 Junho a 19 de Julho
3ª a Dom das 10-18h, Sábado 10-20h, encerra às 2ªF

Aproveitámos para lá dar um salto ontem à tarde. Francamente, venho um pouco desapontada, por várias razões. A concepção do espaço deixa um pouco a desejar, especialmente nas fotos centrais, em que os ângulos e o tamanho das legendas fazem com que esteja meio mundo colado aos textos, e outro meio a tentar ver a foto por entre cabeças etc. Por outro lado, a qualidade de impressão de algumas delas também poderia ser melhor.
Em relação às fotos em si, muitas são francamente bonitas, várias são muito expressivas, e parte delas fazem-me pensar em violência visual gratuita. Não sei se será excesso de susceptibilidade minha, mas o certo é que vejo realidade que me chegue diariamente para ser bombardeada com detalhes quase macabros, que me parecem dispensáveis, numa exposição.
O fotojornalismo não é feito só de misério, ou é?
Opiniões, claro está. A minha é esta.

3 comentários:

escrevinhador disse...

Pela primeira vez, venho deixar aqui umas palavras, para lhe apresentar a minha total concordância com a sua opinião e deixe-me dizer que os seus créditos não são despropositados nem alheios, eu sigo a publicação de suas fotos e acho que têm boa noção de composição, enquadramento e excelente recorte técnico, inclusivé na pós-produção de algumas, denotando-se sempre o bom gosto, de que sou apreciador (confesso que algumas delas gostaria de as reproduzir, é esta a minha área profissional), apesar de me abster de comentários, por fim deixo...um bem haja.

amigona avó e a neta princesa disse...

Deixo-te um abraço...

Selenis disse...

encanto, obrigada pelas palavras. Uma vez que não consigo ir escrever ao seu blog, deixo aqui a mensagem :)

Amigona, outro para ti :)