sábado, setembro 22, 2007

Mais um livro

Nos meus anos deram-me um livro que há muito queria ler: Kafka à beira-mar.
Não é apenas pelo belo gato negro na capa :D Tinha curiosidade em saber o que podia encerrar um livro com um título destes, de um autor de que nunca tinha ouvido falar. Depois li a sinopse, que reza assim:

Kafka à Beira-Mar narra as aventuras (e desventuras) de duas estranhas personagens, cujas vidas, correndo lado a lado ao longo do romance, acabarão por revelar-se repletas de enigmas e carregadas de mistério. São elas Kafka Tamura, que foge de casa aos 15 anos, perseguido pela sombra da negra profecia que um dia lhe foi lançada pelo pai, e de Nakata, um homem já idoso que nunca recupera de um estranho acidente de que foi vítima quando jovem, que tem dedicado boa parte da sua vida a uma causa- procurar gatos desaparecidos.Neste romance os gatos conversam com pessoas, do céu cai peixe, um chulo faz-se acompanhar de uma prostituta que cita Hegel e uma floresta abriga soldados que não sabem o que é envelhecer desde os dias da Segunda Guerra Mundial. Assiste-se, ainda, a uma morte brutal, só que tanto a identidade da vítima, como a do assassino, permanecerão um mistério.
Trata-se, no caso, de uma clássica (e extravagante) história de demanda e, simultaneamente, de uma arrojada exploração de tabus, só possível graças ao enorme talento de um dos maiores contadores de histórias do nosso tempo.


E estou de facto a adorar. Levei-o comigo nas férias para a Madeira, quase o acabei, e estou agora a ler os últimos capítulos. Devagar, para saborear e entender tudo. Não é fácil de início perceber o que fazem personagens tão díspares e aparentemente distantes no mesmo livro, mas depois tudo se conjuga... Muito bom!

E como bónus, o lindo marcador com o mesmo gatão de olhos muito verdes.

Já leram? Que acharam?

4 comentários:

Hindy disse...

Nunca tinha ouvido falar do livro...

Beijinho hindyado

amigona avó e a neta princesa disse...

Ainda não li mas fiquei curiosa!
Se puderes passa por lá para veres os meus "piquenos" (alguns, claro)...beijo...

luísa disse...

Já li 20 páginas, comecei há uns 3 meses.

Depois de ler 'The cat who came from the cold' irei retomar este!

Anónimo disse...

Por acaso já me apeteceu comprá-lo, mas os euritos andavam escondidos.
Depois ainda não percebi se falam de gatos, ou se é publicidade enganosa, ter um gato tão lindo na capa.


Muttley